quinta-feira, 15 de abril de 2010

MANOBRA DO GOVERNO LULA ADIA VOTAÇÃO DE REAJUSTE PARA OS APOSENTADOS

Deputados do PSDB criticaram nesta quarta-feira (14) a manobra da base governista para evitar a votação da medida provisória que reajusta em 6,14% os benefícios a aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo, beneficiando 8,3 milhões de pessoas. Sem acordo entre os partidos, a matéria tem previsão de ser apreciada apenas no dia 27.

O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA) (na foto com o presidente da Câmara), apoia o reajuste de 8,7% proposto pelo DEM. Ele destacou ainda que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) concedeu aos aposentados um aumento real de 18,81%, enquanto o governo Lula, apenas 3,5%.“É uma diferença brutal”, comparou.

“Queremos melhorar efetivamente o salário dos aposentados, reduzindo a diferença que o governo do PT fez crescer durante todos esses anos”, acrescentou Almeida. Ele afirmou que o reajuste defendido pelo governo é uma “promessa pela metade”, já que o aumento está vinculado ao crescimento do PIB.

Para o líder da Minoria, deputado Gustavo Fruet (PR), há divergências no próprio governo. Ele lembrou que enquanto o líder do governo e relator da MP, Cândido Vaccarezza (PT-SP), fala em 7%, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defende os 6,14% originais. “No final, o governo não vota nada. Se continuarmos nesse processo, poderemos chegar em junho com medidas provisórias não votadas e os aposentados ficarão sem nenhum reajuste", alertou.