domingo, 20 de junho de 2010

QUE É ISSO, PERPÉTUA?

Sáb, 19 de Junho de 2010 05:48

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) fez o que lhe era mais conveniente na sua entrevista ao blindar o principal responsável por a prefeitura de Sena Madureira estar na situação caótica em que se encontra: o governador Binho Marques, que não faz convênio com a gestão do prefeito interino Wanderley Zaire, de birra porque sucede seu aliado, o ex-prefeito Nilson Areal, cassado por compra de votos, a quem denunciou na Polícia Federal. Só que essa sua birra é o que de fato prejudica o povo de Sena Madureira. É muito cômodo transferir responsabilidade ao prefeito Wanderley Zaire.


O correto seria procurar saber por que motivo o Wanderley recebeu aquela prefeitura inadimplente em vários ministérios. Perpétua sabe que os recursos federais repassados à prefeitura mal dão para bancar as aplicações obrigatórias na Saúde e Educação, então é cômodo cobrar do prefeito e jogar para debaixo do tapete os principais responsáveis pelo caos: o governo e o ex-prefeito.


Sem os repasses do governo federal ao governo estadual através de convênios nenhum dos governadores da FPA teriam feito 1/3 do que fizeram em obras por todo o Estado, caso tivessem que usar apenas o FPM. Querer transformar o Zaire em bode expiatório não é correto. Até porque é um gestor correto. Por isso é de se perguntar, o que é isso, Perpétua?


Prensa de engenhoca


O deputado Luiz Calixto (PSL) vai pedir na reunião de hoje da oposição que, o PMDB puna o prefeito Cleidson Rocha (PMDB), que declarou apoio à chapa majoritária da FPA, sob pena de aliar-se ao grupo contrário á entrada do PMDB na aliança do PSDB. Não há sentido, para ele, uma coligação de fachada. Se não houver punição a porteira da traição estará aberta, adverte.

Não é argumento


Considera pífia a justificativa de Cleidson que segue a aliança nacional PMDB-PT. É uma falácia, o PMDB, no Acre, está em outra aliança, e a eleição é regional, detona Calixto (PSL).

Tese reforçada


A notícia da traição do prefeito Cleidson Rocha (PMDB) só reforçou a posição do deputado N.Lima (DEM), contra a aliança PMDB-PSDB, de que o PMDB não seria leal à chapa tucana.

Previsão sombria


N.Lima (DEM) fez ontem uma previsão sombria: “o Petecão se prepare porque o único prefeito do PMDB que efetivamente vai entrar na sua campanha e o Padeiro, do Bujari, por ser leal”.

Descrente com o Juruá


Lima também é descrente que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), se engajará na campanha da oposição. Ele não já conversou com o Edvaldo Magalhães? Indaga com ironia.

Outra versão


Uma versão circulava nos bastidores no início da semana que, Cleidson Rocha já tinha a anuência da cúpula do PMDB para apoiar a chapa da FPA e por isso não fez nada escondido.

Chapa diferente


Por essa versão, Cleidson teria acordado com os dirigentes do PMDB que apoiaria a chapa para o Senado com Edvaldo (PCdoB) e Petecão (PMN), Tião Viana (PT) ao governo e a reeleição dos deputados Flaviano Melo (PMDB) e Antonia Sales (PMDB), o que descumpriu em parte.

Remember a notícia?


Ora, todo mundo sabe que o prefeito Cleidson Rocha (PMDB) estava no colete do PCdoB. Há mais de ano noticiei isso quando sem justificativa ele faltou à conferência estadual do PMDB.

Santa ingenuidade


É por isso essa santa ingenuidade de indignação com a posição do folclórico prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB), não tem nenhum sentido, porque era o óbvio.

Ganha na nacional


Para Flaviano Melo, o mais sensato é conversar com o prefeito Cleidson Rocha (PMDB), ouvir suas razões, até porque se o punirmos no diretório regional ele ganha na direção nacional, diz.

Traíra no barco


Tem traíra no barco do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB): alguém gravou sua conversa com ocupantes de cargos de confiança da Aleac no Imperador Galvez, e passou à oposição.

Analise jurídica


A gravação está sendo analisada pela assessoria jurídica da oposição para saber se houve crime eleitoral. Esses bastidores é que tornam a política mais interessante e apimentada.

Notícia confirmada


Há 25 dias antecipei que o ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes (PMDB), seria procurado por um dirigente da FPA para entabular uma conversa visando seu apoio: o fato já aconteceu.

Cotado para vice


Aldemir (somaria muito no Vale do Acre) é dos mais cotados para ser o vice de Tião Bocalon (PSDB). Não creio que aceite, seria como que navegar num mar revolto em canoa furada.

Quebrar tabu


No atual contexto ninguém se admire se o senador Tião Viana (PT) quebrar o tabu do PT não ganhar em Cruzeiro do Sul e for o mais votado ao governo naquele município.

Meta futura


E depois disso a meta da FPA é trabalhar para eleger o empresário Zinho Santos (PP) prefeito de Cruzeiro do Sul, ficando no domínio dos maiores colégios eleitorais do Acre.

Não perdoa


É a maior ingenuidade pensar que o PT vai deixar barato a vitória do prefeito Wagner Sales (PMDB) na última eleição municipal, até porque derrotaria o último cacique do Juruá.

Base na fronteira


O deputado federal Fernando Melo (PT) fez ontem uma grande reunião em Brasiléia, onde vai montar um comitê político para coordenar a sua campanha naquela região.

Só incentivo


O TRE só merece incentivo pelas suas últimas decisões em brecar a propaganda antecipada. E espera-se que seja mais duro ainda na campanha com os candidatos que compram votos.

Essa é a revolta


Quem conversa com o vereador Rodrigo Pinto (PMDB) nota que, sua maior mágoa por o PMDB tirar a sua candidatura ao governo é que já estava na frente de Bocalon (PSDB) nas pesquisas.

Não será difícil


O comando da campanha do deputado federal Henrique Afonso (PV) trabalha para trazer ao Acre personalidades evangélicas nacionais para dar testemunhos a favor de sua candidatura.

Desastre geral


Nem o PMDB vai punir por infidelidade partidária a decisão do folclórico prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB), por apoiar a chapa majoritária da FPA, e tampouco os dirigentes da aliança puxada pelos tucanos vai barrar por esse fato a entrada do PMDB na coligação, como alguns pretendem, por um motivo óbvio: estão sem cacife para vôos solitários.



Luis Carlos Moreira Jorge